Home / Equipas Nacionais / As Seleções

As Seleções

Em Portugal, existem diversas Equipas Nacionais de Canoagem, divididas pelas diferentes especialidades/disciplinas.

Velocidade - Actualmente são realizados trabalhos de Selecção Nacional com uma Equipa Sénior e Sub23, uma Equipa Júnior e uma Equipa Cadete. No caso dos Séniores, Sub23 e Juniores, estes competem a nível internacional em Campeonatos da Europa e do Mundo. É ainda realizado um Campeonato da Europa e d Mundo de Sub23, simultaneamente com o Europeu de Juniores. Estas competições têm periodicidade anual. Anualmente são ainda promovidas três taças do Mundo.

A Equipa Nacional Cadete, normalmente compete numa competição Internacional, denominada Olympic Hopes. Em 2010 realizaram-se pela primeira vez, os Jogos Olimpicos da Juventude, com Portugal a estar presente com dois atletas.

Esta é uma especialidade Olimpica, e realiza-se nas distâncias de 1000, 200 e 500 metros.
Portugal usufrui ainda de uma residência Universitária, onde se encontram em estágio permanente alguns dos melhores e mais promissores atletas nacionais.

Slalom - Mais uma especialidade Olimpica, que em Portugal vê a sua representação traduzida por uma Equipa Sénior,Sub23 e Junior. As competições internacionais nesta especialidade são o Campeonato do Mundo de Séniores, Campeonato do Mundo de Juniores, Europeu de Séniores e Europeu de Juniores e Sub23. Estas competições têm periodicidade anual, com a excepção do Mundial de Juniores que se realiza apenas de dois em dois anos. Anualmente são ainda promovidas três a cinco taças do Mundo.

Maratona -Especialidade não Olimpica, representada internacionalmente por uma Equipa Séniores,Sub23 e Júnior.
Anualmente é realizado o Campeonato do Mundo para as três categorias, simulamentamente. O Campeonato da Europa é também realizado simultaneamente para as três categorias.
São ainda promovidas anualmente entre uma a duas taças do Mundo, num novo formato com provas mais curtas.
 

Kayak Polo - Mais uma especialidade com trabalhos de Equipa Nacional, neste caso com uma Equipa Sénior e uma Sub21, ambas Masculinas.
São realizados alternadamente o Campeonato da Europa e Campeonato do Mundo.

Canoagem de Mar - Nova vertente da modalidade com portugal a ter uma equipa nacional desde o ano de 2013, por ocasião do primeiro Campeonato do Mundo, que teve lugar em Portugal.
Até 2015 portugal já esteve presente no primeiro Europeu que decorreu tamb+em em Portugal e no Mundial no Thaiti em 2015.

Kayaksurf - Portugal organizou a primeira equipa Nacional no ano de 2015, para aprticipação no Mundial organizado na vizinha Espanha. Em 2016 Portugal terá uma equipa nacional de Waveski que compete no mundial da disciplina em portugal no festival OCean Spirit.

 

ATLETAS EM DESTAQUE
 
VER MAIS
VÍDEOS

VELOCIDADE

Disciplina rainha da canoagem nacional, com resultados de mérito alcançados desde a década de 80 e que culminam com um total de 209 medalhas internacionais, das quais 51 em campeonatos da Europa e 16 em campeonatos do Mundo e ainda 2 em jogos Europeus e 1 em jogos olímpicos.
Portugal compete internacionalmente nesta disciplina com atletas Juniores, Sub23 e Séniores em Campeonatos da Europa, Taças do Mundo e Campeonatos do Mundo.
Há ainda uma constituição de uma equipa nacional cadete que compete a nível internacional um a duas vezes por ano em competições de prestigio.

O CAR de Montemor-o-Velho é o palco de prepração principal das equipas Nacionais de velocidade e local que acomoda a Residência Universitária da FPC, um projeto que arrancou em 2008 e continua na atualidade.

SLALOM

Disciplina Olímpica onde Portugal já esteve presente nos jogos Olimpicos por duas vezes.
Portugal compete com uma equipa ainda reduzida de atletas, em campeonatos da Europa, Taça do Mundo e Campeonatos do Mundo no escalão Sénior, tendo algumas participações nos escalões de formação.
Em 2016 Portugal poderá se apresentar novamente nos jogos Olimpicos, neste caso  no Rio 2016, com pelo menos um atleta.

MARATONA

VER MAIS

CANOAGEM DE MAR

VER MAIS

KAYAK POLO

VER MAIS

KAYAKSURF

VER MAIS
PATROCINADOR PRINCIPAL
 
Jogos Santa Casa
PATROCINADORES