O Comité de Maratona da Federação Internacional de Canoagem(ICF), liderado pelo dinamarquês Jorn Cronberg escolheu Portugal para realizar a primeira reunião de trabalho deste grupo, após o congresso da ICF no passado mês de Novembro.

O grupo composto por Jorn Cronberg(DEN), Ruud Heijselaar(NED), Tim Cornish(RSA), Stefen Gustafsson(SWE), Begoña Rodríguez(ESP) e José Sousa(POR) esteve no norte de Portugal, tendo se centrado em Ponte de Lima, aproveitando para incluir na ordem de trabalhos a preparação para o Campeonato da Europa de Maratona em 2017.Fez ainda parte desta reunião uma visita a Viana do Castelo,com o municipio, no âmbito de uma candidatura a decorrer para a realização de um evento internacional nesta cidade em breve.

Portugal, que já organizou um Campeonato do Mundo desta disciplina em 2009 (Crestuma), um Europeu em 2013(Prado), volta em 2017 e 2018 a receber um europeu e o Mundial nos próximos dois anos, respetivamente.