Com cerca de 200 atletas inscritos pertencentes a três dezenas de clubes, o Campeonato Nacional de Canoagem de Mar arranca, no fim de semana, no Algarve, com a realização das duas primeiras etapas da competição. No sábado, a prova decorre no concelho de Lagoa. No domingo, Portimão é palco da segunda etapa do Nacional de Canoagem de Mar.

 

“Lagoa do Algarve Downwind” marca o início da época competitiva da disciplina de canoagem do mar, que, em 2019, conta com sete etapas. No sábado, a prova tem início na Praia Grande, em Ferragudo, com o final marcado para a Praia da Senhora da Rocha, em Porches. Além da Federação Portuguesa de Canoagem, esta etapa é organizada pelo Kayak Clube Castores do Arade. A competição começa às 15h00.

 

“Surfski@Portimão” reserva para domingo as emoções da segunda etapa do Nacional de Canoagem de Mar, com os atletas a iniciarem a prova na Praia da Marina, em Portimão, e a terminarem na Ria de Alvor, em Alvor. Esta etapa é organizada pela Federação Portuguesa de Canoagem e pelo Clube Naval de Portimão. As provas têm início às 15h00.

 

As quase duas centenas de canoístas inscritos fazem com que a edição de 2019 do Campeonato Nacional de Canoagem de Mar, disputado ao longo de sete etapas repartidas pelo Continente, Madeira e Açores, ostente o estatuto de «uma das maiores competições de sempre» desta disciplina.

 

Depois das duas etapas do Algarve, o calendário integra mais cinco rondas: Açores (25 e 26 de maio), Milfontes (22 e 23 de junho), Viana do Castelo/Esposende (6 de julho), Madeira (24 de agosto) e Oeiras (5 de outubro). Importa referir que a Taça de Portugal de Canoagem de Mar está agendada para Setúbal/Sesimbra, no dia 6 de outubro.

 

Campeões Nacionais de 2018

Campeões Nacionais de 2018

OC1 Absoluto Rui Reis (Clube Náutico do Litoral Alentejano)

SS1 Sénior João Santos (Clube Naval de Sesimbra)

SS1 Júnior Bernardo Pereira (Clube Naval da Calheta)

SS1 Sénior Feminino Sara Rafael (Clube Náutico do Litoral Alentejano)

SS1 Júnior Feminino Mafalda Vantacich (Clube do Mar Costa do Sol)

SS2 Sénior Diogo Patrício/Nuno Nascimento Silva (Clube Náutico de Milfontes)

SS2 Júnior António Silva Soares/Miguel Portela Oliveira (Clube Fluvial Odemirense)

SS2 Sénior Feminino Catarina Carvalho/Nara Varela (Alhandra Sporting Club)

SS2 Misto Diogo Esteves/Inês Esteves (Clube Náutico do Litoral Alentejano)

SS1 Veterano A Artur Tomaz (Clube de Canoagem de Setúbal)

SS1 Veterano B Carlos Cruz (Clube de Canoagem de Setúbal)

SS1 Veterano C Délio Coutinho (Clube Naval de Sesimbra)

SS1 Veterana B Feminino Ana Duarte (Clube Naval de Sesimbra)

SS2 Veterano A Fernando Encarnação/Vasco Marcos (Clube Fluvial Odemirense)

SS2 Veterano B Carlos Figueiredo/Pedro André (Clube de Canoagem de Amora)