Com um percurso de 21 quilómetros, entre a Praia do Ouro, em Sesimbra, e a Praia da Saúde, em Setúbal, a sétima, última e decisiva etapa do Campeonato Nacional de Canoagem de Mar contou com a participação de 112 canoístas em representação de duas dezenas de clubes. Esta etapa foi organizada pela Federação Portuguesa de Canoagem, Câmara Municipal de Setúbal, Câmara Municipal de Sesimbra, Clube de Canoagem de Setúbal e Clube Naval de Sesimbra.

Em termos coletivos, a vitória foi para o Clube do Mar Costa do Sol, com o Clube de Canoagem de Amora e o Clube de Canaogem de Setúbal a terminarem a sétima etapa nas 2.ª e 3.ª posições, respetivamente. Quanto à classificação individual, Fábio Cameira (Alhandra Sporting Club) triunfou na prova de SS1 Sénior, com Vera Bandeira Vitorino (Associação Naval Amorense) a assegurar a vitória em SS1 Sénior Feminino. Bernardo Pereira (Clube Naval da Calheta) ganhou a prova de SS1 Júnior, com Margarida Marques Frazão (Clube de Canoagem de Amora) a vencer em SS1 Júnior Feminino.

A sétima etapa, entre Sesimbra e Setúbal, proporcionou o êxito de Gonçalo Ramalho (Clube de Canoagem de Amora) na prova de OC1 Absoluto Masculino. Nas embarcações duplas, nota para o triunfo de Renato Costa/Hugo Morais (Rio Neiva - Associação de Defesa do Ambiente) em SS2 Sénior, enquanto Sara Paiva/Ana Rolla (Associação Naval Amorense) venceram a prova de SS2 Sénior Feminino.

Oleksandr Bobuskyy/Luís Nóbrega (Clube Naval da Calheta) também ganharam em Setúbal, mas na prova de SS2 Júnior. Destaque, ainda, para Margarida Vaz/Maria Veiga de Almeida (Clube Naval de Sesimbra), vencedoras em SS2 Júnior Feminino. Ainda nas embarcações duplas, nota para o triunfo de Ana Valentim/Nuno Henriques (Clube de Canoagem de Amora) em SS2 Absoluto Misto.

Quanto ao escalão de Veteranos, Tiago Inácio (Alhandra Sporting Club) e Carlos Cruz (Clube de Canoagem de Setúbal) triunfaram, respetivamente, em SS1 Veterano A e SS1 Veterano B, com Élio Henriques (Clube Náutico do Mondego) a ganhar a prova de SS1 Veterano C. Ana Duarte (Clube Naval de Sesimbra) conquistou o triunfo em SS1 Veterano A Feminino, enquanto, em SS2 Veterano A, a vitória foi para Fernando Encarnação/Vasco Marcos (Clube Fluvial Odemirense).

Todas as informações sobre o Campeonato Nacional de Canoagem de Mar 2019 estão disponíveis em fpcanoagem.pt.