É já este fim de semana que o calendário competitivo da Federação Portuguesa de Canoagem está de volta ao Centro de Alto Rendimento (CAR) de Montemor-o-Velho. Um regresso desejado por todos os agentes da modalidade, depois de os portugueses terem cumprido, desde Janeiro deste ano, um novo período de confinamento.

Esta sexta-feira (23 de abril), o CAR recebe a seletiva interna de velocidade para os Jogos Olímpicos de Tóquio. Em disputa está o acesso para o apuramento continental, agendado para Maio, em Szeged, na Hungria, e a definição do representante luso nas vagas em embarcações individuais já obtidas para as Olimpíadas do Japão.

No sábado e no domingo (24 e 25 de abril), Montemor-o-Velho é palco da Taça de Portugal de Regatas em Linha, que tem acoplada a seletiva para ingresso nas equipas nacionais de velocidade para os escalões de seniores, sub-23, juniores, cadetes e paracanoagem.

Ávidos de competição, a prova vai contar, além dos atletas da paracanoagem, com os melhores canoístas da disciplina de velocidade nas distâncias de 200, 500 e 1.000 metros em K1 e em C1 (masculinos e femininos), que vão disputar os lugares do pódio em 27 categorias.

Em representação de 44 clubes, oriundos de Norte a Sul de Portugal Continental e ilhas, os canoístas participam na primeira competição nacional de regatas em linha da época de 2021, que prevê a realização de 233 regatas ao longo dos dois dias de prova e vai contar com a participação dos atletas dos Projetos Olímpico e Paralímpico Tóquio 2020.

Segundo o horário competitivo da Taça de Portugal de Regatas em Linha, o dia de sábado será dedicado, a partir das 9h00, às eliminatórias, estando agendadas, também, algumas meias-finais para o período da tarde. Para domingo, estão previstas as grandes decisões, com a disputa de algumas meias-finais, entre as 9h00 e as 9h57, seguindo-se, a partir das 10h12 e até às 13h21, a realização das finais.

Em virtude da pandemia de Covid-19, a exemplo do verificado em 2020, a competição será disputada à porta fechada, sendo apenas permitida a entrada de agentes da canoagem no CAR de Montemor-o-Velho. O regresso do calendário competitivo da Federação Portuguesa de Canoagem vai acontecer sob rigorosas medidas de segurança, cumprindo, uma vez mais, todas as determinações impostas pela Direção-Geral da Saúde.

Face à impossibilidade de entrada de público nas instalações do CAR, a Federação Portuguesa de Canoagem disponibiliza, no domingo, a transmissão de todas as finais em streaming. De referir, também, que todos os documentos referentes à Taça de Portugal de Regatas em Linha - Seletiva Nacional estão disponíveis em fpcanoagem.pt, na área competições|calendário.