Portugal vai estar representado por 11 canoístas no Campeonato do Mundo de Velocidade de Canoagem e Paracanoagem, que, entre quinta-feira e domingo (de 16 a 19 de setembro), se realiza em Copenhaga, na Dinamarca. O Mundial de 2021 tem a particularidade de ser disputado em ano de Jogos Olímpicos e Paralímpicos, algo que acontece pela primeira vez na história da canoagem.

Fernando Pimenta, medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 em K1 1.000 metros, depois da prata em K2 1.000 em Londres 2012, ao lado de Emanuel Silva, vai competir no K1 1.000 metros e no K1 5.000 metros. O K4 500 metros, 8.º classificado no Japão, foi remodelado, permanecendo João Ribeiro e Messias Baptista, enquanto Emanuel Silva e David Varela cedem lugar aos jovens Kevin Santos e Rúben Boas.

No fim de um ciclo olímpico e época bastante desgastantes, os olímpicos Emanuel Silva e David Varela pediram para descansar, solicitação que foi “validada” pela Federação Portuguesa de Canoagem e pela Equipa Técnica. A também olímpica Joana Vasconcelos está grávida, razão pela qual não vai competir no Campeonato do Mundo de Velocidade.

João Ribeiro vai fazer ainda o K1 500 metros, no qual foi vice-campeão da Europa em 2021, enquanto Kevin Santos fará o K1 200 metros, distância na qual esteve perto de se apurar para Tóquio 2020. Hélder Silva, que foi olímpico no Rio 2016, volta à Seleção Nacional para competir na prova de C1 500 metros.

No setor feminino, a olímpica Teresa Portela vai defender as cores de Portugal em K1 200 metros e em K1 500 metros, distâncias nas quais foi 10.ª e sétima classificada nos Jogos de Tóquio 2020, respetivamente. Maria Rei e Francisca Laia, olímpica no Rio 2016, vão juntar-se no K2 200 metros e no K2 500 metros, enquanto Laia vai fazer K2 200 metros Misto com Messias Baptista.

Na paracanoagem, Norberto Mourão, recente medalha de bronze nos Jogos Paralímpicos, vai entrar em ação em VL2 200 metros, enquanto Alex Santos, 5.º classificado em Tóquio 2020, vai fazer o KL1 200 metros.

“É a primeira vez da história que se disputa um Mundial em ano de Jogos Olímpicos e Paralímpicos, que foram o grande objetivo deste ciclo e época desportiva. Esta competição servirá como lançamento da preparação do novo ciclo Paris 2024. Como é óbvio, queremos continuar a afirmar a nossa canoagem com uma das grandes potências do desporto em Portugal”, afirmou Ricardo Machado.

O Diretor Técnico Nacional e vice-presidente da Federação Portuguesa de Canoagem assume que a Seleção Nacional vai com “muita ambição, mas não é fácil um Campeonato do Mundo depois dos Jogos Olímpicos e, principalmente, após os Jogos Paralímpicos, que terminaram há dias”. “Os nossos atletas farão o melhor possível para representar Portugal, lutando pelos lugares cimeiros”, garantiu.

Calendárip Provas

Quinta-Feira, 16 setembro 2021

Race 2 - 09:05- KL1 Men 200m  - Alex Santos- Heat 2 - Start List

Race 10 - 09:45 - K2 Women 200m - Maria Rei/Francisca Laia -Heat 1 - Start List

Race 15 - 10:27- K1 Men 1000m - Fernando Pimenta - Heat 2 - Start List

Race 28 - 12:00 - K1 Women 200m - Teresa Portela - Heat 2 - Start List
1/3 direct to final, 4/7 + next BT to semifinal, rest out.

Race 37 - 14:51 - K2 Women 500m - Maria Rei/Francisca Laia - Heat 2 - Start List
1st to final A, 2/7 to semifinal, rest out.

Race 40 - 15:09 - K4 Men 500m - J.Ribeiro/K.Santos/M.Baptista/R.Boas - Heat 2 - Start List

Race 50 - 16:10 - VL2 Men 200m - Norberto Mourão - Heat 2 - Start List

Sexta-Feira, 17 de Setembro 2021

Race 65 - 09:10 - K1 Men 200m - Kevin Santos - Heat 1 - Start List
1/6 + 3x7th BT to semifinal, rest out.

Race 73 - 09:57 - K1 Women 500m - Teresa Portela - Heat 3 - Start List

Race 87 - 11:32 - K1 Men 500m - João Ribeiro - Heat 3 - Start List
1/6 + 3x7th BT to semifinal, rest out.

Race 92 - 12:02 - C1 Men 500m - Hélder Silva - Heat 2 - Start List

Sábado, 18 de Setembro 2021